domingo, 28 de septiembre de 2008

Equações vitais


Equação é um conceito aplicado a vários campos, entre eles a Matemática, a Astronomia e a Física. De nenhum destes sou especialista, e dos tempos de iniciado já nem me lembro... Ainda bem que existem dicionários! Consultando, encontrei estas definições, aplicadas a cada uma dessas áreas. Por exemplo, um dos aspectos relacionado à Matemática diz que é uma igualdade que contém uma ou mais incógnitas. Já o prisma astronómico, é relacionado à diferença entre o lugar ou movimento médio, e o verdadeiro ou aparente de um astro. E por último, mas não menos interessante, surge a definição aplicada à Física. Diz que é o promédio de erro nas observações ou medições de precisão, que difere de um observador a outro e se considera pessoal de cada um.

Se és da área das letras, como eu, deves estar a pensar no interesse que isto tem... Então, acompanha-me nesta reflexão, e na tentativa de retirar alguma aplicação para a vida! Vamos ver. Ainda que não tenhas uma formação realcionada a estas Ciências, na tua vida, tens ou terás de enfrentar e resolver algumas equações, básicas, fundamentais. Entre elas estas: ser e ter; ser e não ter; ter e não ser; não ser e não ter. Nao sei se estás a sorrir, se estás a coçar a cabeça, ou se estás a refletir nisto... Nao sei qual é a tua equação... mas continua comigo!

Por vezes, podes debater-te entre os vários caminhos que a vida te propõe. Poderiam ser aquelas equações em que a incógnita pode ter un número ilimitado de "valores": alguns prioritários, outros importantes e outros ainda convenientes, segundo as situações. Às vezes, as pessoas podem até não ter a exacta noção de quem és, pensando que estás numa certa esfera, quando realmente podes estar a anos-luz... Outras vezes, podemos equivocar-nos na precisão das nossas observações, ou, medições. De qualquer forma, todos temos direito a um certo promédio de erro. Mas, onde estás tu? Como é a tua escala de valores? Eu tenho uma debilidade especial por aqueles que são, mesmo sem ter. Aqueles que são astros brilhantes no firmamento desconhecido do desinteresse.

De todos os modos, há alguém que conhece o teu princípio e fim! É alguém cuja a ênfase não é o ter, mas sim, o ser. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir”, afirma o livro da Revelação. Por conseguinte, é alguém que não se engana, nem engana! Lembra-te sempre, que, para Deus não estás perdido na linha do tempo, nem nas equações dos outros. Quem mais poderia valorizar-te desta maneira: “Com amor eterno te amei”?

lëtzebuerg, 14 septiembre, 2008

1 comentario:

Karau_Timur dijo...

Equações sem números, onde não somos números...
Equações vitais, as pertinentes e necessárias para estes tempos.